Os livros são para ler e … reler

Neste mundo em que o facilitismo impera, consomem-se ideias pré-concebidas, pré-fabricadas por outrem, em vez de se formarem ideias próprias. Os livros são algo antigo de quem não tinha mais nada para fazer. Agora temos a internet, os jogos de computador, programas televisivos que só pretendem obter audiência e que popularizam jovens mal formados, pobres de valores e sem auto-respeito. Os livros servem para tornar as estantes mais vistosas e para passar a ideia de um falso estatuto, tendo para isso, de ter uma boa encadernação, ou ser dos mais falados da atualidade. Se alguma vez foram lidos já se perderam na memória.

Não tenho nada contra os novos meios de comunicação, pelo contrário, podem ser bastante úteis. Quanto a jogos também gosto. Sinto prazer num bom documentário, num bom concerto e num bom filme.

Quanto a livros adoro-os. Tenho bastantes e adoro passar tempo na sua companhia, com eles nas minhas mãos, é bom de ver.São a mais deliciosa companhia para os momentos de solidão, confortam a alma, abrem horizontes, fazem sonhar e, sobretudo ensinam a pensar, a refletir e a selecionar informação, servindo de filtro para aquilo que nos querem impingir.

Ler constroi conhecimentos e ajuda a melhorar o futuro.Desnvolve a linguagem e potencia o desenvolvimento.

Ensinemos as nossas crianças a gostar da leitura e a usar e abusar de um bom livro.

Quem se lembra do primeiro livro que o/a marcou? Eu lembro-me: ‘O meu pé de Laranja Lima’. E vocês, qual foi?

3 thoughts on “Os livros são para ler e … reler

  1. PoetaPoemah 27 de Dezembro de 2016 / 14:09

    Olha eu sou de formação de T.I rs Acredito que sinônimo de internet é integração… Adoro os jogar tbem é dos vícios que cultivo. Primeiro livro.. Foi “Os Criminosos vieram para o chá..

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

