E ninguém disse que a vida tem de libertar.

Quero ser livre, livre de amarras, livre de fronteiras… livre, simplesmente livre.

Livre no pensamento, livre nas decisões, livre no sentir… livre para amar.

 

O tempo passa… a vida avança e, lenta e sorrateiramente, aprisiona a minha liberdade.

Vida traiçoeira que muda tudo aquilo que sonho, vida madrasta, vida saudade.

Vida que modela o meu querer, o meu sentir… vida manipuladora… vida (in)justa.

 

Ingénua, deixo que me manipule, me comande mas, mesmo assim, me ensine a amar…

Vida… minha vida, vida que vivo, vida que amo e nunca vou querer abandonar.

Vida que adoro, vida que odeio, vida… minha vida, vida amor.

 

Pendeste-me, teceste, tal aranha, maravilhosa teia em que me enredo e me perco.

Deste-me amor, vida, sonho, ambição, alegria, porém, também tristeza e dor.

Roubaste-me muitos dos que mais amei e, em troca, deste-me aqueles que mais amo.

 

Sou uma prisioneira nas tuas garras e, engraçado, geralmente não me importo.

Teceste a mais linda e invisível gaiola e nela me encontro sem liberdade nem escolha.

Nunca pensei que vida era prisão, vida deveria ser liberdade, conquista, luta, sucesso…

 

Surpreendentemente, na minha prisão, sou livre. Amo, desejo, sinto, luto e… penso.

Já tentei a fuga… não consegui. A tua sombra envolveu-me e fiquei sem saída.

 

Teimosa, como só eu, continuei tentando… doce ilusão, tentativas vãs…

 

Em jeito de consolo as pessoas sempre me disseram: ‘’Filha é a vida, não a podes mudar!’’.

Agora sei… fugir da vida… só se morrer. Aprendi a aceitá-la e simplesmente viver.

A vida é mesmo assim e… ninguém disse que a vida tem de libertar.

 

Fortunata Fialho

 

Aveiro 2014Fotografia0112

Deixe uma Resposta

