Saudade

Saudade, palavra que só o nosso povo entende, sentimento tão
nosso, dor que dói sem saber onde. Quem ainda não a sentiu não consegue
compreender.
Sentido de perda total, desespero por não a conseguir superar.
Hoje acordei com tantas saudades. Saudades daqueles que amo e já
não tenho comigo. Saudades do tempo já vivido. Saudades de tantos bons
momentos. Tantas saudades…
Como posso sentir tanta saudade?
Porque não consigo superar este sentimento?
Queria conversar com minha mãe, colocar-lhe todas as minhas
incertezas e ouvir a sua opinião. Contar-lhe todas as novidades e desafiá-la na
sua ideia de educação.
Somos tão diferentes mas, ao mesmo tempo, tão iguais. Ambas
daríamos a própria vida pelos nossos filhos. Ambas colocamos a família à
frente de tudo. Ambas amamos incondicionalmente.
Nunca mais esqueço o dia em que tinha acabado de entrar, em minha
casa, e perguntou por nós. Quando soube que eu e o meu filho estávamos a
tomar banho juntos disse:
“- Isto aqui já é uma democracia!”
A sua indignação foi notória, não era esse o tipo de educação que ela
achava correto.
Sempre me foi mais fácil falar com o meu pai, mas esse ainda tenho
comigo, com a minha mãe, devido à sua visão muito particular, era mais difícil
criar um diálogo.
Por incrível que pareça, possuía um humor bastante característico
com uma subtileza incrível, que não passava despercebido e nos atingia de
uma forma acutilante.
Tenho tantas saudades… as lágrimas percorrem o meu rosto.
Limpo, apressadamente, as lágrimas.
Não posso continuar assim…

Fortunata Fialho em:

cartaz

3 thoughts on “Saudade

  1. mariel 15 de Março de 2017 / 16:54

    Aqui e agora. É o somos e onde precisamos encontrar forças, vontade e inspiração para continuar a caminhada. Vamos!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

