Cansada…

Neste momento estou tão cansada, lutar pelo que é nosso de direito não é fácil.

Sou professora e todos sabem que estamos em luta e esta luta já vem desde a primeira semana deste mês.

Estamos desgastados mas não pensamos sequer em desistir. Não queremos dinheiro, ao contrário do que muita gente diz ou pensa, sabemos que será impossível pagarem- nos os retroactivos de mais de nove anos. Apenas queremos os anos de serviço que nos são devidos para a progressão na carreira.

Todos estes anos tivemos os salários congelados e nem sequer pudemos progredir na carreira, apesar de ser-mos avaliados todos os anos ao contrário do que vos fizeram pensar.

Primeiro disseram que era por poucos anos e esses anos foram-se prolongando. Aceitamos e resignámo-nos, mas sempre na esperança de que pelo menos o tempo de serviço nos fosse devolvido e agora, depois de terem dito que sim, recusam devolvê-lo.

Nós nem pedimos tudo de uma vez, pedimos sim a negociação das parcelas necessárias.

Dizem que somos muitos mas só somos muitos porque somos necessários, que somos demais e no entanto continuam a faltar tantos professores todos os anos. Se somos demasiados então porque têm as turmas tantos alunos?  Porque temos que considerar como componente não lectiva tantas horas que passamos com os alunos?

Estou, ou melhor, estamos de ser considerados os maus da fita, os ingratos e os culpados de tudo. Merecemos o mesmo respeito que qualquer outra classe. Afinal qual o deputado, médico , juiz, advogado, … ou até o trabalhador menos qualificado passou sem professores?

Parece que se esqueceram de que para aprender a ler, escrever e contar, todos tiveram um professor.

Sou professora e orgulho- me do que faço, só lamento não ser tratada com a dignidade e o respeito que mereço. Sempre tentei ajudar os meus alunos, dei o melhor de mim, respeitei quem me rodeia e nunca tirei nada que não fosse meu.

Agora, juntamente com os meus colegas, estamos em luta exaustos mas firmes. Só queremos o que nos é devido, não pretendemos tirar nada de ninguém.

 

Fortunata Fialho

 

mat6

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s