☹ E partiram…😩

 

(…)

Subitamente o mundo voltou a desabar, ainda muito nova a senhora foi vitima da doença do século: cancro…

Uma luta titânica e inglória foi iniciada. Uma luta que não foi capaz de vencer apesar da ajuda incondicional daqueles que a amavam. Os dias passavam e as derrotas eram maiores que as vitórias. O fingimento instalou-se, as filhas e o marido, fingiam que tudo iria correr bem, apesar de verem a inevitabilidade do fim. Ela fingia que estava melhor e que iria ainda viver muitos anos. Era um fingimento de amor. Amavam-se muito e queriam, simplesmente, aliviar o sofrimento dos outros.

Um dia tudo acabou, a vida fugiu-lhe no meio de um enorme sofrimento. Ela não merecia, aliás, ninguém merece. Toda a vida lutou pela sua família e apesar de diversas perdas, algumas mais dolorosas que outras, sempre foi um pilar… um porto seguro para todos.

A dor voltou a instalar-se, mais uma partida sem volta. Um não teve possibilidade de ajuda e a outra não houve médico e tratamento que a salasse.

A dor antiga não partiu, foi aumentando cada vez que mais alguém partia. Quando parecia que não podia ficar maior, aumentou de uma forma incomensurável.

Como se consegue sobreviver a tanto sofrimento?

Aquela menininha, agora mulher e mãe, precisa de acreditar que ambos, mãe e filho, estão juntos e felizes a olhar pelos que ainda não partiram e à espera do reencontro, lá onde os anjos habitam e todos são felizes e saudáveis. Só assim consegue sobreviver.

Pena que a sua fé não seja tanta que lhe dê a certeza de que é mesmo isso que acontecerá. Ela queria tanto acreditar… assim a dor da perda e a saudade, talvez fossem menores. No seu coração só tem uma certeza: já não os pode abraçar.

Como aconteceu com sua mãe, a vida tem de continuar. Tem, ainda, pessoas que a amam e a quem ama a precisar da sua força e proteção. Chora muitas vezes em silêncio e limpa rapidamente as lágrimas, sempre que alguém se aproxima. O seu coração e o seu cérebro gritam em uníssono:

– Partiram e nunca mais irão voltar…

 

Fortunata Fialho

diploma MARIA FORTUNATA FIALHO-01

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s