Solidariedade.

Hoje, numa notícia, ouvi dizer que um multimilionário doou alguns milhares de euros a uma instituição de caridade. Todos o consideraram um mecenas e, aos olhos do povo, foi idolatrado como uma pessoa extremamente solidária. Apareceu em todos os jornais e redes sociais, na televisão e nas revistas. Foi tema de conversa em todos os cafés, instituições e até em cada esquina nas conversas de ocasião.

            Subitamente dei por mim a pensar: Será que é mais solidário quem dá milhares tendo milhões ou quem dá meio pão quando tem apenas um?

            Um pobre que nada tem para comer e, mesmo assim acrescenta um pouco de caldo e um naco de pão para oferecer uma refeição a um mendigo que lhe bateu à porta é, este sim, o ser mais solidário do mundo. Não aparece na televisão, dele não fala nenhum jornal. Deu muito pouco, no entanto deu aquilo de que necessitava para si próprio e para a família. Não possui riqueza mas é suficientemente rico para partilhar, rico de bondade e solidariedade, rico em sentimentos.

            Ninguém teve conhecimento, mas no fez mal. Ficou de coração cheio por poder ter mitigado a fome a um pobre coitado mais maltratado pela vida do que ele. Possivelmente ainda ficou com fome mas, um pouco de fome a menos a dois é menos dolorosa e bem mais suportável.

            Oferecer uma moeda quando nem a falta o seu peso se nota é muito fácil. Retirar uma dentada da sua boca para auxiliar alguém é de uma bondade extrema. Este sim, devia ser elogiado e até mesmo idolatrado,

           Infelizmente, destes não fala a história, nunca procuraram elogios, prémios ou reconhecimento. São intrinsecamente assim e nunca o fizeram por interesse.

Fortunata Fialho

Imagem retirada da net.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s