Um pouco de “A soma dos nossos dias”

(….)

Comecei a viagem com uma visibilidade impecável, mas de repente um denso nevoeiro surgiu como uma cortina para a invisibilidade. Cega momentaneamente, confesso que me assustei.

Quando cheguei ao trabalho uma notícia deixou-me bastante triste e preocupada, um meu antigo aluno foi colhido por um touro e está a lutar pela vida no hospital. Como é possível que estes miúdos se metam em situações destas? Só tem dezasseis anos, espero que consiga recuperar, ninguém merece. Numa aula de Educação Física duas miúdas magoaram-se e foram para o Centro de Saúde. No intervalo seguinte uma brincadeira a imitar as touradas correu mal, quando um dos miúdos tentava dar uma “marrada”, falhou o alvo e embate no vidro de uma porta com a cabeça. O sangue era mais que muito e tiveram de chamar o INEM.  Novo intervalo e a bola que um aluno transportava foi-lhe retirada e pontapeada. Novo vidro partido. Por esta leva vamos ficar sem vidros na escola e sem alunos inteiros.

 Os miúdos de uma das turmas levaram uma caixa de sapatos quase cheia de rebuçados para uma atividade de Educação Moral e Religiosa Católica e, como era óbvio, sobraram imensos. Para onde tinham de vir? Para a minha aula. O regulamento interno diz que é proibido comer nas salas de aula. Eu bem que queria que assim fosse. Tarefa inglória, assim que voltava as costas lá se distribuíam rebuçados e só se ouvia o desembrulhar dos chamativos e apetitosos doces. Venceram-me e eu acabei por pedir, ou melhor exigir que não aparecessem papéis no chão. Até eu acabei por ter de aceitar alguns. Claro que não os comi, tenho que dar o exemplo, mas bem que me apetecia um. Resisti orgulhosamente marcando a minha posição, não comeria na sala de aula.

Para finalizar bem o dia de trabalho fiquei a saber que o meu antigo aluno, que tinha sido colhido pelo touro, já não corre perigo de vida.  (…)

Fortunata Fialho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s